Avintes, os Avintenses e a GNR

Desde há algum tempo que ouvimos falar da falta de alguma sensibilidade por parte de alguns Guardas da GNR de Avintes! Hoje, mais uma vez, junto ao Centro de Saúde, pela 5 de Outubro fora, foi um tal passar multas a todos os carros estacionados!
Na Gândara é quase o pão-nosso de cada dia, as multas de estacionamento que se passam. Uma verdadeira forma de extorquir dinheiro que a GNR de Avintes encontrou junto de uma população que cada vez mais se vê prejudicada pelo Executivo Municipal!
A Câmara inicia obras que nunca mais termina (veja-se o caso da própria 5 de Outubro), a Câmara anda a dizer há mais de um mandato que já tem várias ruas definidas com sentido único, a Câmara anda a iniciar mais obras, prometer outras, mas o certo é que não cria alternativas para a população.
Quando a Coligação Gaia na Frente ganhou as eleições, esperava-se uma certa ''lufada de ar fresco'', que se sentiu com o iniciar de uma obra pouco útil, mas que dá nas vistas como é o caso da ex-rotunda no centro da Gândara!
No entanto, o que realmente é preciso fazer, como recuperar ruas completamente degradadas com o excesso de trânsito a que foram sujeitas aquando da interminável obra da 5 de Outubro, tratar de uma vez por todas dos tão prometidos sentidos únicos em diversas artérias da Freguesia, criar alternativas ao estacionamento enquanto decorrem obras... nada!
Há que haver por parte deste Executivo uma tentativa de sensibilização junto da GNR para que os Avintenses deixem de ser prejudicados! Nós precisamos de um posto de GNR, sim! Para nos proteger, para manter a ordem e a segurança! Não precisamos de um posto da GNR que sirva principalmente para nos multar por estacionamentos mal feitos, numa altura em que é quase impossível estacionar em Avintes!!!

3 comentários:

  1. Sandra, parabéns pelo teu texto!
    Estou de acordo em tudo, menos numa coisa!
    Concordo que este Executivo está praticamente paralisado, virado apenas para o seu "umbigo" (as primeiras obras de responsabilidade da Junta começaram pela de remodelação no interior do edifício da Junta!!!, seguramente que há coisas mais urgentes e necessárias!), ou então andam a entreter os Avintenses com obras que não são suas, mas da CMG, obras pouco úteis, cheias de indefinições e falta de planeamento, que se arrastam no tempo, enganando o "povo" de que se estar a fazer "grandes coisas".
    Onde estão as "obras" prometidas dos "15 compromissos para os primeiros 90 dias" (onde já vão estes 90 dias!!!!)?
    Por tudo isto tens todo o meu apoio e fico satisfeito pela forma como estás atenta e preocupada com a nossa terra.
    Mas há uma coisa que não concordo!
    Não devemos virar o nosso legítimo descontentamento para as forças da autoridade, se as forças da autoridade, cumprem com as leis.
    Acho que não te fica bem dizeres que a GNR anda a extorquir os Avintenses, sempre que aplica coimas por estacionamento indevido.
    Nós não podemos ser um país moderno, desenvolvido e europeu, se continuarmos sempre a "deixar andar".
    O que se calhar falta aqui novamente, é a capacidade do intervenção para encontrar soluções para os problemas de estacionamento e a capacidade de negociação para reunir com a GNR para se encontrarem compromissos e entendimentos, que sirvam os Avintenses.
    Para mim quem falha são as autoridades autárquicas (leia-se Junta de Freguesia e Câmara Muncipal) e não as autoridades policiais (leia-se GNR).
    Mas continua com a tua intervenção cívica e conta com o meu apoio.

    ResponderEliminar
  2. Querido Cipr,
    eu sei que tens razão e que a GNR anda a fazer o seu trabalho! Mas deixa-me indignada que não haja um pouco mais de sensibilidade da parte deles para com a situação com que a população Avintense se está a deparar de momento! Obras por todo lado e zero soluções alternativas aos inconvenientes que as obras acarretam, nomeadamente a falta de estacionamento!
    Mas como é óbvio, também deveria haver por parte do Executivo uma tentativa de sensibilização junto da GNR! É a isso que apelo!

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde.
    Recentemente foi introduzido um novo sinal de trânsito que proibe a viragem à esquerda nos semáforos entre a Rua 5 de Outubro e a Rua 1º de Maio no sentido da rotunda na N222 para o centro da vila de Avintes. No sentido oposto a viragem à direita é permitida.
    Como residente na Rua 1º de Maio acho esta nova sinalização um erro e um transtorno extra. Depois convém referir que os "iluminados" que colocaram o sinal após os semáforos esqueceram-se de retirar no dito semáforo o sinal intermitente amarelo de viragem à esquerda que continua a aparecer quando abre o verde!!!
    Afinal é para obedecer ao sinal de trânsito ou ao semáforo?
    Que tal retificar esta situação???!
    Penso que a GNR de Avintes tem uma palavrinha a dizer!
    Grata pela atenção.
    Carla Oliveira

    ResponderEliminar

Site Meter